Music Home

Pesquisar



Na última semana o Windows Live Messenger, serviço de mensagens instantâneas da Microsoft, foi destaque do noticiário. Além das falhas no sistema que afetaram os usuários em todo o mundo, voltou a circular pela rede um e-mail informando que o serviço passaria a ser pago. A mensagem falsa incentivava o internauta a encaminhar o e-mail para seus contatos a fim de garantir que o serviço continuasse gratuito. A estratégia normalmente é usada por pessoas mal-intencionadas para criar mailings com o endereço eletrônico de suas futuras vítimas.

Outras muitas ameaças rondam os usuários de comunicadores instantâneos. De acordo com dados da Symantec, cada vez mais os criminosos tentarão usar as mensagens instantâneas para propagar pragas virtuais e aplicar golpes. Levantamento da empresa aponta que grande parte desses ataques será baseada em mensagens não-solicitadas, contendo links mal-intencionados.

Até o final de 2010, a Symantec prevê que uma em cada 300 mensagens conterá um link malicioso. De maneira geral, um em cada 12 hiperlinks levará a um domínio conhecido por hospedar malwares, número bem superior ao de meados de 2009, quando essa taxa era de um em cada 78 hiperlinks.

A informação é especialmente importante para o Brasil, onde o uso de mensagens instantâneas é intenso. Só o Messenger contabiliza cerca de 46 milhões de usuários no País.

De acordo com a gerente-geral da Divisão Online da Microsoft Brasil, Carolina Aranha, algumas ações simples podem diminuir significativamente o risco para os usuários. Veja as dicas da especialista:

- Nunca baixe o Windows Live Messenger de sites que não sejam os oficiais da Microsoft, para impedir que o programa esteja corrompido ou infectado
- Não aceite convites para se conectar a pessoas que não conhece
- Não baixe ou abra arquivos enviados pelo comunicador instantâneo sem saber a procedência
- Certifique-se que o arquivo recebido foi realmente enviado pelo seu contato, e não por um vírus que possa eventualmente ter se instalado no computador do mesmo
- Sempre baixe as últimas atualizações do seu programa de mensagem instantânea e do seu sistema operacional, pois eles ajudam a evitar que o seu computador fique vulnerável
- Desabilite a função de armazenar a senha ou o login quando acessar o Messenger de computadores públicos

0 comentários:

Patrick Gomes. PSG Technology.SG Informática.Webmaster.Designer from Web. Tecnologia do Blogger.