
Hoje falaremos de como fazer alguns ajustes para obter maior desempenho nas máquinas virtuais.
Quem seguiu o tutorial e instalou uma máquina virtual em seu computador, vai notar que o a seta do mouse vai ficar “presa” dentro da máquina virtual. Para fazer com que o cursor seja liberado, basta clicar o botão ALT que fica do lado direito da barra de espaço (ALT direita).
Quem quiser maior comodidade, pode instalar o “Virtual Machine Additions” do próprio Virtual PC que permite a livre movimentação do mouse entre a máquina “real” e a “virtual” e também viabiliza que a transferência de arquivos entre a máquina real e a virtual seja feita pelo método “arrastar e soltar”, além de outras funcionalidades. Para isto, com a máquina virtual funcionando, aperte a tecla ALT direita e depois selecione “Action” e escollha “Install or Update Virtual Machine Additions” e siga as instruções até o final.
Para terminar o assunto, gostaria de lembrar que o VirtualPC não é o único programa que existe para criar máquinas virtuais. Só sugeri porque ele é gratuito para quem possui uma cópia original do Windows. Existe também VMWare, VirtualBox, Xen etc. De todos os programas, o VMWare é o mais rico em recursos. Infelizmente ele é pago, apesar de possuir uma versão gratuita (mais simples) para download. Mas, para quem usa vários ambientes para desenvolver aplicativos, testar programas, e outros, vale a pena o investimento.
Esta ordem unida termina o assunto sobre máquinas virtuais. Na próxima começaremos a mostrar de forma prática como remover vários tipos de pragas virtuais. Até lá!
Para ser um recruta do nosso esquadrão, mande um comentário a este post com sua dúvida ou pedido de dica de segurança na internet. As melhores perguntas serão respondidas neste espaço e a partir dos comentários poderemos abordar outros temas.