
Depois de baixar e instalar o programa para criar máquinas virtuais vale conhecer um pouco mais do painel de controle das máquinas virtuais (Virtual PC Console).
No Virtual PC Console, se clicamos em “Action” e selecionamos “Settings” podemos alterar as configurações de nossa máquina virtual. E se clicamos em “File” e selecionamos “Options” podemos ajustar algumas opções do programa.
O processador do meu micro tem uma tecnologia que permite o aumento de desempenho em máquinas virtuais, chamada genericamente de “hardware virtualization” e por isso eu marquei a opção “Enable hardware-assisted virtualization” no Virtual PC. Podemos ajustar também a resolução da máquina virtual, as teclas especiais etc.
Bem, agora que já criamos a nossa máquina virtual, podemos “ligá-la”. Para isso bastar selecionar a máquina virtual desejada no Virtual PC Console e clicar em “Start”. Mas como ainda não instalamos nenhum sistema na nossa máquina virtual, o que vai aparecer é uma janela que mostra todas aquelas “telas pretas” que aparecem durante o BOOT de um PC.
Para instalar o sistema operacional basta colocar o CD de instalação do sistema, no nosso caso o Windows XP, no drive óptico e reiniciar a máquina virtual. Pode ser que, mesmo assim, o CD não seja lido. Nesse caso clique no menu CD da máquina virtual e selecione a opção “Use Physical Drive X:”, onde X é a letra do drive óptico de seu micro.
Se mesmo assim não ocorrer o BOOT pelo CD, entre nas opções do BIOS da máquina virtual. Atenção: não é o BIOS de seu micro e sim o BIOS da máquina virtual! É isso mesmo! A máquina virtual é tão parecida com a real que tem até BIOS! Para entrar no BIOS virtual basta apertar a tecla DEL durante o BOOT da máquina virtual. Depois é só entrar no item BOOT no BIOS SETUP UTILITY e escolher a ordem correta para o BOOT, fazendo com que o CD-ROM seja lido antes do HD. Depois é só sair do SETUP gravando as configurações. Se tudo estiver OK, a instalação do Windows XP vai se iniciar e depois de instalado já podemos usar programas na máquina virtual. Dá até rodar alguns jogos!
Na próxima ordem unida vamos finalizar o assunto máquina virtual. Até lá!
Para ser um recruta do nosso esquadrão, mande um comentário a este post com sua dúvida ou pedido de dica de segurança na internet. As melhores perguntas serão respondidas neste espaço e a partir dos comentários poderemos abordar outros temas.