Music Home

Pesquisar


Biometria na segurança de computadores
Continuando com assuntos sugeridos via e-mail por nossos recrutas, falaremos sobre Biometria em dois posts
Biometria é o método de medição ou identificação de certas características biológicas de um determinado individuo. Para aumentar a segurança no acesso à informação armazenada nos computadores os pesquisadores estão usando a biometria.
Essencialmente todos os métodos de segurança são baseados em três conceitos fundamentais: segurança baseada em algo que você possui (uma chave de um cofre, por exemplo), segurança baseada em algo que você sabe (uma senha) ou segurança baseada em quem você é. Enquanto as chaves e as senhas são facilmente reproduzíveis ou até roubadas, identificadores baseados em quem você é, ou seja, usando a biometria do corpo humano, são quase impossíveis de se copiar.
Atualmente as características mais utilizadas pela biometria são: as impressões digitais, os padrões da íris e da retina, a forma do rosto, a forma da mão, o timbre de voz, o formato de uma assinatura etc. Para que esss características possam ser utilizadas em um processo de identificação de usuário é necessária a utilização de tecnologia bastante avançada.
Os identificadores biométricos (aparelhos medidores de características biométricas) usam algoritmos matemáticos para identificar o usuário fazendo o reconhecimento de padrões de impressões digitais, íris, retina etc. Por exemplo, já existem mouses no mercado que possuem um pequeno scanner de impressões digitais. O micro só vai poder ser operado por pessoas cujas impressões digitais estejam armazenadas e autorizadas.
Apesar de parecer simples, o processo demanda uma série de cálculos para ser executado. Na verdade não é a impressão digital de uma pessoa que é armazenada para comparação. São usadas características específicas dos desenhos das impressões, como o número de linhas e redemoinhos, de modo que o processo de comparação seja feito de uma forma mais rápida e precisa.
Existem vários tipos de sensores para identificação de impressões digitais. Alguns trabalham com calor, outros com pressão, mas os mais comuns usam um pequeno CCD (que é o componente básico de um scanner) para obter imagens digitais da impressão. Esses tipos de sensores também são mais confiáveis que os de temperatura e pressão pois não dependem das condições ambientais durante a utilização do sensor.
Até a próxima ordem unida quando detalharemos um pouco mais o assunto biometria.
Para ser um recruta do nosso esquadrão, mande um comentário a este post com sua dúvida ou pedido de dica de segurança na internet. As melhores perguntas serão respondidas neste espaço e a partir dos comentários poderemos abordar outros temas.

0 comentários:

Patrick Gomes. PSG Technology.SG Informática.Webmaster.Designer from Web. Tecnologia do Blogger.