Music Home

Pesquisar


A biometria em si não vale muito se não forem tomados certos cuidados com as informações usadas para a identificação de usuário. Algumas companhias preferem armazenar esses dados em um computador central. Dessa forma, a informação só sai do computador durante o processo de autenticação. Outros optam por armazenar os dados de identificação no próprio HD do  micro onde será feita a identificação. Nesse caso, a informação costuma estar fortemente encriptada (codificada). Em algumas situações, até para acessar essa informação encriptada no HD, o usuário precisa de identificação biométrica positiva.
Já vimos que a identificação usando informações biométricas é muito segura, mas será que ela pode falhar? Já pensou ter de ficar sem o computador no caso de identificadores biométricos? Isto pode ocorrer se, por exemplo, você estiver com um corte na região utilizada para identificação de impressões digitais. Felizmente este tipo de situação pode ser evitada se o programa de autorização permitir o uso de mais de uma impressão.
E a probabilidade de alguém entrar no micro porque possui uma impressão parecida com a minha, ela existe? Sim, isto é possível, pois como já foi visto, apenas algumas características de uma impressão digital são armazenadas para efeito de comparação.
Porém as estatísticas mostram que a probabilidade de isso ocorrer nos sistemas mais modernos é de uma em um bilhão de tentativas. Mas a taxa de erro de identificação (discutida no parágrafo anterior) é bem maior, ou seja, de uma em cem. Assim é muito mais fácil o micro rejeitar o usuário do que aceitar um usuário errado.
De todos os métodos usados para identificação de características biométricas, o mais preciso é o de comparação de padrões da retina e da íris. Como os olhos costumam ser muito menos susceptíveis a arranhões e machucados, além de ser virtualmente impossível existirem dois indivíduos com a mesma íris ou retina, a chance de existirem erros de identificação ou de um determinado indivíduo ser autorizado por engano é praticamente nula. Mas ainda existe o problema que pode ser causado por uma conjuntivite ou machucado no olho.
Aplicações – Além do uso em sistema de computadores, a biometria tem sido usada com sucesso em vários outros campos, entre eles: sistema bancário, sistema penitenciário, imigração, telecomunicações, carteiras de identidade etc. Mas a grande aplicação continua sendo no sistema de computadores. Com o número crescente de PCs ligados em rede e com a explosão da Internet, as informações armazenadas nessas redes nunca estiveram tão inseguras. Apesar de parecer ainda ficção científica, a biometria é cada vez mais usada no dia a dia das empresas como método de segurança.
Não há dúvidas de que é o método mais eficiente de autenticação que existe, apesar de ainda ser um pouco caro. Certa vez, em palestra sobre dispositivos biométricos, o gerente de marketing de uma empresa perguntou: Se vocês são os responsáveis por um servidor de armazena informações de bilhões de dólares confiarão mais em uma chave de cofre, em uma senha, ou na identificação do padrão de sua retina como método de acesso a esse servidor? Acho que ele conseguiu vender direitinho o “peixe” dele…
Até a próxima ordem unida.
Para ser um recruta do nosso esquadrão, mande um comentário a este post com sua dúvida ou pedido de dica de segurança na internet. As melhores perguntas serão respondidas neste espaço e a partir dos comentários poderemos abordar outros temas.

0 comentários:

Patrick Gomes. PSG Technology.SG Informática.Webmaster.Designer from Web. Tecnologia do Blogger.