Music Home

Pesquisar


Dando sequência à nossa ordem unida sobre senhas, vale considerar algumas dicas úteis na hora de criar sua combinação.
Nunca use palavras simples – Nos EUA foi feita uma pesquisa que indicou que palavras como love (amor), god (deus) compõe mais de 50% de todas as senhas utilizadas em empresas ou bancos. Usar nomes próprios como o do pai ou da mãe também não é uma boa idéia. Existem programas para descobrir senhas que costumam testar todas as combinações de palavras existentes em um determinado idioma. O melhor é “criar” um novo idioma que só faça sentido para você. Algumas pessoas usam um alfabeto “fonético” onde escrevem as palavras exatamente como se fala, usando para senhas palavras do tipo “iskaner” para representar o aparelho “scanner”. É uma boa idéia, mas procure também misturar letras e caracteres especiais como /, ?, \, $, # para dificultar as coisas.
Misture letras maiúsculas e minúsculas - Quase todos os programas, ou sites que usam senhas, são sensíveis ao caso, ou seja, a senha Abel é diferente de aBEL e também de aBel e assim por diante. Assim, você pode criar uma lei de formação de senhas para tirar vantagem disto. Basta lembrar, por exemplo, de alternar entre maiúsculas e minúsculas a cada três caracteres de uma determinada senha. Podemos também usar as vogais como caixa alta. Isso dificulta bastante a ação dos hackers. Outra dica é acrescentar números à senha.
Crie padrões para determinadas senhas – Criar uma senha para cada uma das informações que você deseja proteger é uma tarefa simples, mas na hora de lembrar-se de todas elas a coisa complica. Porém, a criação de um padrão para senhas pode facilitar. No caso de web sites, por exemplo, o nome do portal pode compor a senha com um valor predeterminado pelo usuário. Assim, para cada website basta memorizar o padrão e acrescentar o nome do site. É mais seguro e bastante prático. No site Guia do PC, poderíamos usar um padrão do tipo: $gdpccmbr2009, ou seja, retiramos as vogais do nome do site, colocamos o símbolo $ no início e o ano no final.
Use senhas longas – Quanto mais longa for uma senha, mais difícil será de ser quebrada. Assim senhas com mais de dez caracteres devem ser utilizadas sempre que possível.
Na próxima ordem unida terminaremos a nossa pequena série sobre senhas. Até lá!
Para ser um recruta do nosso esquadrão, mande um comentário a este post com sua dúvida ou pedido de dica de segurança na internet. As melhores perguntas serão respondidas neste espaço e a partir dos comentários poderemos abordar outros temas.

0 comentários:

Patrick Gomes. PSG Technology.SG Informática.Webmaster.Designer from Web. Tecnologia do Blogger.