
Hoje finalizaremos a instrução sobre senhas abordando uma questão muito importante: como lembrar-se de inúmeras senhas cada vez mais complexas.
Algumas dicas são preciosas:
Treine sua memória – O método mais seguro para guardar as senhas é usar o cérebro, mas para isso temos de confiar em nossa memória. Se você tem memória fraca, deve buscar outra forma para armazenar as senhas. Códigos de substituição é uma boa, desde que você se lembre do código!
Use programas que guardam senhas – Existem vários aplicativos disponíveis na rede para auxiliar na tarefa de guardar as senhas. Alguns são shareware ou freeware, ou seja, não custam quase nada. Com este tipo de programa basta uma senha para que possamos ter acesso a todas as outras, já que eles armazenam todas as senhas que você desejar. Só não vale esquecer a senha do programa nem colocar uma muito simples para ele!
Escreva as senhas em algum lugar – Este método não é muito seguro, pois você pode esquecer onde escreveu a senha, ou pior, alguém pode descobrir a senha sem querer. Mas, para algumas pessoas, é a única forma que funciona. Só recomendo que o local onde as senhas estiverem escritas seja seguro, como um cofre, por exemplo.
Não confie em sua memória – Se você confiar cegamente em sua memória pode se dar mal. Em épocas de estresse, o cérebro humano pode sofrer algumas alterações fisiológicas que causam a perda da memória. O uso de programas que gerenciam senhas é muito útil nessas horas.
Cuidado com o uso da senha – Alguns sites são especializados em roubar as senhas dos usuários, por isso não confie em portais desconhecidos. Nunca forneça senhas em sites que não sejam seguros. Aliás, além dos programas shareware, existem alguns sites que se destinam a guardar as senhas, mas não se esqueçam que a informação nunca está totalmente segura enquanto está trafegando pela rede.
E se vocês esquecerem a senha? – Existem alguns programas na rede que ajudam a tentar descobri-la. O problema é que, dependendo da senha que foi usada, esta é uma tarefa quase impossível. Quem quiser se aprofundar no assunto pode visitar sites como Elcomsoft e LostPassword.com.
Espero que a série sobre senhas tenha sido útil. Na verdade, além dos pedidos dos leitores via e-mail, resolvi escrevê-la quando estava esperando minha vez no caixa de um banco e percebi como a senha da maioria das pessoas é simples. Em pouco mais de cinco minutos, consegui descobrir a senha de três clientes. Uma pessoa mal-intencionada poderia fazer um pequeno estrago nas contas bancárias desses clientes descuidados. Até a próxima ordem unida!
Para ser um recruta do nosso esquadrão, mande um comentário a este post com sua dúvida ou pedido de dica de segurança na internet. As melhores perguntas serão respondidas neste espaço e a partir dos comentários poderemos abordar outros temas.