Music Home

Pesquisar



O modem ( Modulador-demodulador ) é um equipamento indispensável, pois ele nos permite fazer a conexão de um  microcomputador a outro microcomputador por meio de uma linha telefônica normal permitindo a transmissão e a recepção de dados, isto permite a comunicação de dois microcomputadores em qualquer local do mundo a um custo relativamente baixo.
Podemos encontrar vários tipos distintos de modems de acordo com suas funções divididos em duas classes: modems internos ou externos.
Os modems internos são placas de modem com uma interface serial que funcionam dentro do gabinete do microcomputador ocupando um slot ISA de 8, ou em alguns casos 16 bits, já os modems externos funcionam e são ligados ( Conector serial, geralmente COM 2 ) fora do gabinete do microcomputador por meio de um cabo serial, pois eles não possuem uma interface serial própria, necessitando assim desta interface serial disponível na placa motherboard ou IDE, também usam uma fonte de alimentação externa. Veja abaixo os recursos disponíveis nos modems:
  • Data Modem, transmite e recebe somente dados.
  • Fax modem, transmite e recebe fax.
  • Data/Fax modem, transmite e recebe dados e fax.
  • Voice modem, permite transmitir e recebe dados, fax e sinais de áudio que são utilizados por um programa fornecido junto com o modem, este programa junto com o modem convertem o computador em uma moderna secretaria eletrônica que pode gravar recados no microcomputador.
  • Voice mail modem, este é o modem mais moderno atualmente, pois ele permite a  transmissão e recepção de dados e fax com sinais de áudio ( voz ) simultaneamente na mesma ligação sem que se perda a conexão, isto e feito utilizando-se o recurso " Personal Voice Mail & Fax on Demand ", ele também pode ser usado como secretaria eletrônica.
Funcionamento
Os dados são transmitidos na linha telefônica através de dois fios que levam os sinais analógicos de áudio gerados pelo modulador ( origem ) para o demodulador ( destino ) no outro lado da linha,  como o sinal trafega por dois fios ( linha ) projetados para transmitir sinais analógicos de áudio, neste caso, a voz humana com freqüência inferior a 10 KHz, os sinais digitais 0 e 1 gerados no barramento paralelos do sistema são convertidos por um circuito modulador presente no modem em sinais seriais analógicos que variam de tensão e são transmitidos na linha como sons agudos, sendo o sinal lógico 1, uma freqüência mais alta e o sinal lógico 0 uma freqüência mais baixa. Quando os sinais analógicos de áudio são recebidos pelo modem na outra extremidade da linha telefônica o circuito demodulador deste modem os converte em sinais digitais novamente, que serão processados pelo sistema e reconvertidos em dados, este sistema de modulação/demodulação de áudio é necessário pois a linha telefônica não consegue transmitir sinais digitais ou altas freqüências sem perdas e distorção a distâncias longas.
Seqüência binária Representa uma seqüência binária assim como ela é vista pelos circuitos digitais para cada nível lógico 0 e 1.
Sinal digital Representa uma tensão elétrica analógica ideal reproduzindo a seqüência binária.
Sinal analógico Representa uma tensão elétrica analógica real do sinal digital usada pelos circuitos seriais do PC, os circuitos digitais transportam o sinal desta forma com alterações e interferências na forma de onda.
Sinal modulado Representa a tensão/sinal digital modulado pelo modem, sendo o 1 uma freqüência mais alta e 0 uma freqüência menor.
Sinal de audio Representa o sinal modulado 0 e 1 transformado em uma freqüência de áudio que trafega na linha telefônica.
Os modems podem ter as seguintes aplicações:
  • Permite o acesso à Internet.
  • Permite o acesso à BBS.
  • Acesso a sistemas de informação ( Bancos, DETRAN, etc. ).
  • Conexão de dois microcomputadores via linha telefônica.
  • Recebimento e envio de fax.
  • Discagem e atendimento telefônico automático.
  • Recursos de secretaria telefônica e viva voz.
  • Teleconferência e correio eletrônico.
Linha telefônica
Fisicamente ela é composta por uma central telefônica Ton (CPA) ou Pulso e os fios da rede telefônica que os interligam fisicamente aos telefones, modems, aparelhos de fax, entre outros. O problema é que a velocidade de comunicação depende da qualidade e da distância dos fios telefônicos ou ainda das condições elétricas do local onde os fios de cobre passam, sejam na rede interna ou externa de responsabilidade da concessionária local, se a fiação sofrer a influência de meios externos como fios de baixa ( 220/110 ) ou alta tensão, interferências de radio freqüência, imendas mau feitas, oxidação ou  umidade nos fios os dados serão alterados ou perdidos no caminho até o "demodulador", provocando erro na conexão.
Centrais telefônicas
As linhas telefônicas usadas nas residências podem ser analógicas ( pulso ) ou digitais ( tone ) dependendo da central telefônica, a diferença é que nas Centrais Analógicas os telefones, modems, aparelhos de fax, etc. só funcionam no modo pulso e a discagem dos números é mais demorada ( tipo aqueles telefones com discos ), já a comutação das chamadas telefônicas nas centrais analógicas é feita através de dispositivos mecânicos ou eletro-mecânicos ( chaves ou relés ) que podem gerar ruídos prejudiciais a comunicação de dados.
Nas Centrais Digitais também conhecida como CPA a discagem é mais rápida e os telefones, modems e aparelhos de fax funcionam nos dois modos ton e pulso, também existem na central CPA microprocessadores que permitem a ativação/desativação de diversos recursos e serviços ( despertador, transferência de ligação para outro número, indicação de chamada quando a linha está em uso, etc. ) programados pelo teclado numérico do telefone, a comutação das chamadas nas centrais digitais ( ton ) é feita por meio de circuitos integrados que não geram ruído, são menores e mais rápidos, a edificação desta central e bem menor, barata e tem maior número de ramais que uma central analógica.
Já com relação a linha física não existe diferença ou seja as linhas ou centrais "pulso" ou "ton" diferem apenas na velocidade de discagem dos números e nos recursos das centrais CPA sendo a velocidade de comunicação igual, não confunda central digital com linha digital de tecnologia RDSI/ISDN.
Protocolo
O protocolo é um programa ( driver ) que fica gravado dentro da memória ROM do modem, a este conjunto de programa e hardware damos o nome de Firmware, como a linha telefônica foi projetada para a transmissão da voz humana, ela infelizmente não permite velocidades de comunicação elevadas na faixa dos Mega Bytes devido a problemas técnicos, para resolver estes problemas de velocidade os dados são compactados pelo protocolo e enviados para o modem que os coloca na linha telefônica como pulsos de áudio que correspondem aos sinais lógicos 0 e 1. O protocolo além de compactar os dados também verifica se os dados chegaram ao seu destino corretamente. A velocidade de comunicação física da linha e constante, o que muda de modem para modem e a compatibilidade com o protocolo e as diferenças de trafego na conexão devido a baixa banda de transmissão da linha telefônica ( Quantidade de dados/conexões transmitidos por segundo ).
Velocidade de transmissão
Podemos encontrar modems de várias velocidades, sendo hoje em dia mais comuns os modems de 14400, 28800, 33600, 56600 bps ( bits por segundo ). Os antigos de 300, 2.400 e os caros 9600 bps dos anos 80 e os de 14400 bps do inicio dos anos 90 tinham características muito distintas, veja abaixo a velocidade e os tipos dos modems:
  • Modems de 2.400 bps que transmitiam e recebiam dados.
  • Modems de 9.600 bps que transmitiam e recebiam somente fax.
  • Modems que transmitiam e recebiam dados a 2.400 bps, e fax a 9.600 bps.
  • Modems de 14400 bps, transmitiam e recebiam os dados a 14.400 bps e fax a 9600 bps.
  • Os modems de 28.800 bps foram lançados em 1995 e são capazes de  transmitir e recebe dados a 28.800 bps e fax a 14400 bps por meio do padrão V.34 original.
  • Os modems de 33600 bps são um aperfeiçoamento dos modems de 28.800, a diferença está na ROM que contém os parâmetros básicos do protocolo de transmissão V.34 modificados, o resto do Hardware é igual ao modem de 28.800 bps, eles são capazes de  transmitir e recebe dados a 33.600 bps e fax a 14400 bps.
  • Os modems mais velozes atualmente são os modems de 56.600 bps, estes modems utilizam recursos de compactação do dados para superar o limite físico de comunicação da linha e chegam a 53.000 bps com o uso de uma boa linha ( fios ) e central digital.
  • Dependendo do modelo o modem de 28800 pode transmitir dados a 33600 bps com o uso do protocolo V34, e os modems de 33600 podem transmitir dados à "56600" com o novo protocolo V90, já o modem de 56600 chegam à transmitir os dados prática a uma velocidade de 33.600 a 44000 bps ( Sendo que dificilmente chegam a 56600 bps por causa da linha telefônica e do trafego intenso na Internet ).
As tecnologias que superam os 56.000 bps podem ser utilizadas ou disponibilizadas através da concessionária de telefones ou de empresa de TV a cabo de sua cidade, veja abaixo:
  • RDSI/ISDN, a tecnologia ISDN ( Integrated Services Digital Network ) ou RSDI ( Rede de Serviços Digitais Integrada ) como é chamada no brasil permite conexões de 64 a 128 Kbps por canal com o uso de aparelhos ( Modem e fax ) compativeis com está tecnologia ISDN e fios de cobre. É possível até o uso de fibra ótica e transmissão ATM ( Asynchronous Transfer Mode ).
  • HDSL ( High bit rate Digital Subscriber Line ), permite velocidades de comunicação de 2 Mbps por meio de dois pares de fios de cobre utilizando-se uma linha E1 e um modem HDSL, ou ainda divisões de 64 Kbps que podem ser incrementadas ao seu gosto e custo, ela também é muito usada por provedores.
  • ADSL ( Assymetric Digital Subscriber Line ), permite velocidades de comunicação de 1,6 a até 6,1 Mbps ( 2,7 Km ) dependendo da distância do modem até a central telefônica, ela possui três canais: um para transmissão de dados no sentido provedor-usuário de alta velocidade entre 1,6 a 6,1 Mbps, um para comunicação de voz com o uso de um modem ADSL e outro canal de velocidade média variando entre 16 a 640 Kbps.
Considerações
Para transmitir ou receber os dados ou fax em uma determinada velocidade é necessário que os dois modems sejam compatíveis, ou seja, da mesma velocidade.
Os modems de 28.800 bps podem ser alterados para 36600 ou 56600 apenas através de um upgrade do protocolo V90, feito pela Internet.
Cuidado pois alguns modem prometem mais não cumprem o prometido, ou seja, você compra 56.600 bps, e leva na prática, uma velocidade menor.
Outro ponto importante é que para se conseguir uma determinada velocidade é necessário está a uma distância ( km ) especifica da central telefônica.

0 comentários:

Patrick Gomes. PSG Technology.SG Informática.Webmaster.Designer from Web. Tecnologia do Blogger.