Music Home

Pesquisar


Autor: Washington Bueno Cardoso, Web site: www.wbcinfo.cjb.net

A rede elétrica VAC é a fonte da energia e de todo o desenvolvimento pós 2 guerra mundial, entretanto, a rede elétrica, rede telefônica e de dados devem ser protegidas de distúrbios naturais ou artificiais. Existem dois tipos de tensões elétricas: a tensão alternada ou tensão contínua. Veja abaixo alguns problemas gerados na rede elétrica.
  • Transientes ou surtos de tensão.
  • Ruídos de Linha ( EMI/RFI ).
  • Pico de tensão.
  • Sobretensão.
  • Queda brusca e rápida.
  • Queda de Tensão ou Subtensão.
Filtro de linha
Protege contra ruídos provenientes da rede elétrica gerados por rádio interferências ( RFI ) e interferências eletromagnéticas ( EMI ), que podem queimar equipamentos sensíveis como o microcomputador. Para que o filtro de linha funcione é necessário que o mesmo tenha em seu interior um componente chamado de supressor de transientes, que é formado por capacitores e bobinas.
Estabilizador
Tem como objetivo proteger o microcomputador contra interferências da rede elétrica, tais como; sobretensão e subtensão. ou seja, o estabilizador tem como função deixar a tensão de saída sempre instável em 220 ou 115 VAC, mesmo com a entrada VAC variando. Veja abaixo alguns itens que devem ser observados na hora da comprar de um estabilizador.
  • Potência Máxima fornecida, Vária de 300 até 3000 VA, ou mais " para uso profissional ". este item é de suma importância pois o consumo da carga não deve ser superior a 90% da potência do estabilizador, caso contrário o transformador do aparelho poderá aquecer e pegar fogo, lembre-se de ligar 193 " Bombeiros ".
  • Tolerância das tensões de entrada e saída, geralmente ±10% ou ±15%.
  • Tensão de entrada 220/115 VAC, de acordo com o fornecimento da sua cidade ou empresa. recomenda-se o tipo bivolt.
  • Tensão de saída do estabilizador, O estabilizador não pode ser ligado na saída do Nobreak, normalmente é 115 volts, " devido as impressoras serem em sua grande maioria importadas em 115 VAC ".
  • Número de tomadas de saída de tensão, recomenda-se quatro ou mais.
  • Tomadas de proteção telefônica, os modelos novos já vem com esta opção.
  • Filtro de Linha embutido, os estabilizadores atuais o possuem, verifique a sua existência e tipo de proteção EMI e RFI.
  • Rendimento, Todo aparelho para funcionar consome energia, este valor deve ser o mais baixo possível, exemplo: maior que 95 %. ou seja, ele consome 5 % de energia para funcionar, e fornece 95 % de trabalho.
  • Tempo de resposta, é o tempo que o estabilizador levar para perceber um aumento ou queda da tensão, respondendo de forma oposta na saída mantendo a tensão estabilizada, exemplo: 16,6 ms para cada ciclo de rede. Quanto menor melhor.
  • Outras características, Regulagem eletrônica dos TAPS, Painel digital, Voltímetro eletrônico embutido, grau de aterramento e isolamento, controle remoto, é obvio que o preço esta associado a tecnologia e recursos.
Tabela de Características do Estabilizador
Tensão VAC Número de Tomadas Potência max. ( VA )
Entrada Saída Elétrica Telefônica 500, 800, 1000*,
1500, 2000, 3000
115 115 4 ou 3 sim ou não
220 220 4 ou 3 sim ou não
115/220 Bi* 115* 4* ou 3 sim* ou não
*Para um microcomputador Pentium e uma impressora Jato de tinta.
No-breaks
Tem como objetivo continuar fornecendo energia ao microcomputador, periféricos ou outros equipamentos eletrônicos conectados na sua saída quando da falta de energia ( VAC ) por um determinador período de tempo que dependerá da carga da bateria ou de um gerador ligado ao No break, nos EUA é chamado de U.P.S ( Uninterrupted Power System ). Este equipamento é muito complexo e o mais eficiente na proteção do micro, lembre-se que a finalidade do no-break é dar tempo de se fechar os programas ou sistemas e desligar os equipamentos evitando-se problemas de hardware ou software.
Tipos de Nobreaks
Basicamente, os nobreaks são divididos em duas famílias: Nobreak off-line e Nobreak on-line.
No Nobreak off line, quando há uma queda da rede elétrica na entrada do nobreak, a tensão de saída na cargas é interrompida por alguns milésimos de segundos, normalmente entre 0,8 e 8 milésimos. Os modelos off line possuem duas classes: Stand by e Line interactive.
  • Stand by, quando há falta de energia, as baterias são chaveadas fornecendo energia ao inversor que gera uma forma de onda quadrada ou retangular, quando a tensão da rede elétrica é normal a carga recebe energia direta da rede.
  • Line interactive, quando há falta de energia, a tensão na carga e interrompida por um tempo muito pequeno ( milésimos de segundos ) acionando um inversor que trabalha em paralelo gerando uma forma de onda quase-senoidal ( PWM ) com controle de amplitude ou senoidal dependendo da tecnologia, estes tipos possuem estalibizador que corrigem o nível de tensão na carga controlando o acionamento da bateria, economizando-a, possuem ainda estabilizador eletrônico com filtro de rede.
No Nobreak on line, quando há uma queda da rede elétrica na entrada do nobreak, a tensão de saída na cargas não é interrompida, pois, a tensão na carga é fornecida ora pela bateria-inversor, ora pelo conjunto rede elétrica-inverso, ou ambos dependendo da tecnologia. Os modelos on line possuem duas configurações básicas: On line série ou On line Paralelo.
  • On line série, a energia é fornecida todo o tempo pelo inversor há a carga sem o uso da chave de transferência, a tensão da rede elétrica ( AC ) é retificada e transformada em contínua ( DC ) para as baterias e para o inversor que gera uma tensão de saída senoidal igual a da rede elétrica.
  • On line Paralelo, a energia é fornecida a carga pela rede elétrica e pelo inversor ao mesmo tempo ( paralelo ), não usa chave de transferência, tem forma de onda igual a da rede elétrica. A tensão VAC não é transformada em tensão Contínua ( DC ).
Veja abaixo alguns itens que devem ser observados na hora da comprar de um estabilizador.
  • Potência Máxima fornecida, Vária de 300 até 3000 VA, " ou mais, para uso profissional ". este item é de suma importância pois o consumo da carga não deve ser superior a 90% da potência do Nobreak, caso contrário o transformador do aparelho poderá aquecer e pegar fogo.
  • Tempo de carga, determina qual vai ser o período que o(s) equipamento(s) ligados a saída do no-break permaneceram energizados, geralmente vária de 15 minutos a 2 horas dependendo do tipo e quantidade de baterias e preço do nobreak.
  • Tolerância das tensões de entrada é saída, geralmente menor que 10%, exemplo: ±3,0%
  • Tensão de entrada 220/115 VAC, de acordo com o fornecimento da sua cidade ou empresa. recomenda-se o tipo bivolt.
  • Tensão de saída, normalmente é 115 volts.
  • Número de tomadas de saída de tensão, recomenda-se quatro ou mais.
  • Tomadas de proteção telefônica, os modelos novos já vem com esta opção.
  • Filtro de Linha embutido, verifique a sua existência e qual o tipo de proteção eletrônica empregada ( EMI e RFI ).
  • Rendimento, Todo aparelho para funcionar consome energia, este valor deve ser o mais baixo possível, exemplo: maior que 95 %. ou seja, ele consome 5 % de energia para funcionar, e fornece 95 % de trabalho.
  • Tempo de resposta ( milisegundos ), é o tempo que o nobreak levar para perceber a queda da tensão na entrada, acionando a bateria que alimentará o inversor, depende da tecnologia, Quanto menor melhor.
  • Micro processamento, este recurso permite que o nobreak se comunique através da interface serial com o microcomputador usando um software de controle que monitora a situação da rede tomando decisões, como desligar um servidor de rede.
  • Outras características, Regulagem eletrônica, Painel digital, Voltímetro eletrônico embutido, grau de aterramento e isolamento, controle remoto, é obvio que o preço esta atrelado a tecnologia e recursos.
Tabela de Características do Nobreak
Tensão VAC Número de Tomadas Potência max.( VA )
Entrada Saída Bateria Elétrica Telefônica 500, 800, 1000,1500, 2000, 3000
115 115 12, 24, 48 4 ou 3 Sim ou Não
220
115/220 Bi
O tempo de carga depende do tipo e número das bateria, dependendo da carga, o tempo pode vária de 5 min. até algumas horas tipicamente: 4, 15, 30 ou 120 minutos.

0 comentários:

Patrick Gomes. PSG Technology.SG Informática.Webmaster.Designer from Web. Tecnologia do Blogger.