
Continuando nossa ordem unida de dicas, hoje falaremos sobre a segurança na navegação.
Sabemos que uma das vias mais comuns de ataque é por meio dos navegadores. E não há dúvida que o navegador mais visado é o Internet Explorer, principalmente porque ele é, há muito tempo, o mais utilizado. Existem duas abordagens no caso dos navegadores.
A primeira é utilizar um navegador alternativo, tal como Firefox ou Chrome. Esses navegadores são menos explorados pelos nossos “inimigos” e por isso tem menos chance de serem utilizados em um ataque. Mas isso não quer dizer que são totalmente seguros, pois regularmente também recebem atualizações de segurança.
A segunda abordagem é aumentar a segurança do Internet Explorer. Para isso, o primeiro passo é atualizar o sistema para a versão mais recente, nesse caso a versão 8 (a versão 9 já está em testes e deve ser lançada brevemente). A atualização já vai melhorar muito a segurança (o Internet Explorer 6 tem vários problemas), mas o ideal mesmo é alterar algumas opções do IE8 para ficar ainda mais tranquilo.
Uma opção muito pouco usada é colocar o nível de segurança da zona Internet na posição “Alta”. Apesar de isto fazer com que alguns sites fiquem inacessíveis, a segurança aumenta bastante. É interessante quando se quer navegar em sites em que não podemos determinar a confiabilidade.
Outra opção menos restritiva é usar o botão “Nível Personalizado”, onde o usuário mais avançado pode fazer um ajuste fino da navegação. Lembrando que para modificar essas opções no Internet Explorer 8, devemos clicar no menu “ferramentas”, depois em “opções da internet” e finalmente na aba “ segurança”.
Nas próximas dicas, vamos apresentar uma técnica muito interessante e que vai permitir navegação sem medo por qualquer site e até permitir que algum malware possa ser instalado em nosso PC sem que cause problema algum. Curiosos? Aguardem!
Para ser um recruta do nosso esquadrão, mande um comentário a este post com sua dúvida ou pedido de dica de segurança na internet. As melhores perguntas serão respondidas neste espaço e a partir dos comentários poderemos abordar outros temas.