Music Home

Pesquisar


O gabinete é projetado para proteger as placas e todos os componentes eletrônicos do aquecimento excessivo, na frente dos gabinetes existem entradas de ar que tem a função de possibilitar a circulação do ar quente gerado pelas placas do sistema que é retirado de dentro do gabinete para fora pelo Cooler (Ventilador) da fonte. Ele tem medidas padronizadas que devem ser obedecidas para o correto encaixe das placas, fonte, conectores, etc.
Existem vários tipos de gabinetes que se diferenciam pela posição Vertical/Horizontal e pelo tamanho: Baby, Mini torre (vertical), Torre, Slim, ou pelas dimensões que são padronizadas internacionalmente: Baby AT e ATX.
Não use capas no gabinete ou monitor quando o microcomputador estiver ligado, também não obstrua a circulação de ar da entrada dianteira do gabinete para o exaustor da fonte (Cooler). Esta circulação de ar permite a troca do calor gerado pelos componentes internos (processador, integrados, motores, etc.) com o ar mais frio do lado de fora do gabinete.

Gabinete Baby AT
O gabinete padrão Baby AT é um pouco antigo, as dimensões deste gabinete são padronizadas para serem usadas com placas motherboard Baby AT que tem as disposições dos slots, processadores e memórias predefinidos internacionalmente, ele é mais usado em sistemas 286, 386, 486 e Pentium até 233 MHz.
Gabinete Baby AT-Vertical
Aparência do gabinete Baby AT Circulação de ar ( Baby-AT )
Circulação de ar do gabinete Baby AT
Veja abaixo as características do gabinete Baby AT.
  • Dimensões predefinidas internacionalmente.
  • Aceita placas motherboard com dimensões padrão Baby AT.
  • O gabinete possui uma fonte de alimentação.
  • Sua fonte não permite acionamento ou desligamento eletrônico.
  • A tomada que alimenta a motherboard tem 12 pinos.
  • Apresenta um display de segmento configurado por jumper.
  • Tem chave Key Lock que permite habilita ou desabilita o teclado.
  • Possui chave Reset e Turbo usada em XT, 286, 386 e 486.
  • Possui chave liga/desliga com acionamento mecânico.
  • Possui Led HDD (vermelho), Power (verde) e Turbo (amarelo).
Gabinete ATX
Circulação de ar ( ATX )

O gabinete Padrão ATX é muito usado nos sistemas Pentium II é compatíveis (K6-2, K6-3, MII, etc), nele as dimensões são predefinidas internacionalmente para permitir uma melhor circulação do calor gerado dentro dele pelos componentes internos, além de permitir melhor facilidade no manuseio (encaixe) do processador, memórias e placas nos slots ISA, PCI e AGP. A fonte ATX permite o acionamento e desligamento da alimentação por toque ou software compatível com a função Control off   (Ex: Botão desligar do Windows 95/98).
Veja abaixo as características do gabinete ATX.
  • Dimensões predefinidas internacionalmente.
  • Aceita placas motherboard com dimensões padrão ATX.
  • A tomada que alimenta a motherboard tem 20 pinos.
  • Foi projetado para dissipar calor melhor que o gabinete Baby AT.
  • Possui saídas para os conectores (impressora, teclado, mouse, seriais, USB, etc.) fixados na própria placa motherboard ATX.
  • Possui chave Reset e chave Liga/Desliga que suporta acionamento e desligamento digital por toque ou software (função suspend/Shut down).
  • Verifique se o gabinete possui Led HDD (vermelho), Power (verde) e Turbo (amarelo).
Principais características
Principais características que devem ser observadas na hora da compra de um gabinete:
  • Verifique se as dimensões do gabinete são Baby AT ou ATX, pois é ele quem vai determinar as dimensões " não confundir com características " da placa Motherboard.
Motherboard Baby AT Motherboard ATX
Aparência de uma Motherboard Baby AT Aparência de uma Motherboard ATX
Observe as disposições dos slots de memória e expansão, além do soquete do processador.
  • Potência da fonte de alimentação, que deve ser de 300 Watts ou mais.
  • Verifique a existência das chaves: Reset e Turbo (o turbo não é utilizado nos microcomputadores Pentium).
  • O display geralmente é usado no gabinete Baby AT, verifique o tipo do Display que mostra o clock do processador, ele tem apenas uma função estética e pode ser configurado qualquer valor por meio de jumpers, Ex.: um microcomputador Pentium 100 pode ter um display mostrando 233 MHz, muitos gabinetes novos não tem mais o display.
  • Cuidado com os gabinetes que parecem uma faca, ou seja, as bordas do gabinete são cortantes.
  • Verifique o tipo do metal usado na construção do gabinete, existem gabinetes que são de ferro ou alumínio (recomendados para cidades próximas do mar).
  • Compre só com garantia e antes de ligar na tomada veja qual é sua tensão 220 ou 110 VAC.
  • Verifique se o gabinete possui Led HDD (vermelho), Led Power (verde) e Led Turbo (amarelo) no caso gabinete Baby AT.
Conectores do Painel do Gabinete
O gabinete possui na sua parte frontal 3 Leds que tem a função de indica o funcionamento da fonte, turbo e disco rígido, Também apresenta 3 chaves: reset, turbo e chave lig/desl.
A ligação dos cabos do painel pode ser feita com facilidade usando-se o manual ou a própria descrição (Silk Screen) na placa motherboard, você apenas tem que ver de onde saem os fios do painel para ligar na placa motherboard, veja na figura abaixo as ligações das chaves e leds do painel do display em seus respectivos conectores na Motherboard.
Conectores da Motherboard que são ligados ao painel do gabinete
KEY LOCK
Conector do Power Led* ou Led de força (Cor verde).
  • O conector de Key lock (pinos 1 e 3) é usado para ligar o Led Power, o pino 1 é o ânodo (+) o pino 3 é o cátodo (-) do led.
  • Se o conector de Key lock (pinos 4 e 5) da motherboard for curto circuitado pela chave key lock do painel o teclado será desabilitado.
SPK (Speakers)
O conector SPK é usado para ligar o alto falante do microcomputador na motherboard, sendo que o pino 1 é usado para o sinal de saída de áudio e o pino 4 para a tensão +5 VDC.
RST (Reset)
Se o conector de reset da motherboard for curto circuitado pela chave reset do painel ele colocará todos os circuitos integrados, processador e memórias em reset, ou seja, zera todo o seu conteúdo.
TB-LED* (Turbo Led)
O led de turbo indica a condição de funcionamento da CPU, ou seja, se ele estiver em turbo on o led fica amarelo, se a CPU estiver em Turbo off o led fica apagado.
TB-SW (Turbo Switch)
Se o conector da chave turbo da motherboard for curto circuitado pela chave turbo do painel a CPU é colocada em velocidade reduzida (Turbo off), este sistema de redução da velocidade foi usado em microcomputadores XT, 286, 386 e 486.
HDD-LED* (Hard Disk Driver Led)
O conector do HDD Led (cor vermelha) é usado para indicar que o disco rígido está sendo acessado para leitura ou gravação de dados.
Outra Disposição
Usada em Motherboard mais modernas (AT/ATX ou ATX).
Conectores da Motherboard que são ligados ao painel do gabinete
PS_ON (Power Supply On)
A maior novidade neste tipo de disposição é um conector disponível em motherboard AT/ATX ou ATX que quando esta fechado permite que a fonte ATX forneça todas as cinco principais tensões DC de saída (3.3VDC, 5VDC, -5VDC, 12VDC e -12VDC) ou quando aberto deixa a motherboard em stand-by.
O sinal PS_ON não tem nenhum efeito na tensão +5VSB que é habilitada sempre que a tensão VAC (110/220) está presente, isto permite que os circuitos Soft Power control, Wake-on-LAN, Wake-on-modem, etc. liguem a motherboard remotamente.
OBS: Para desligar realmente a fonte ATX, gabinete ATX e motherboard ATX é necessário desligar a chave mecânica que fica normalmente atrás da fonte ATX.
* Observação: O Led é um componente eletrônico que emite luz quando é submetido a uma tensão em torno de 1,2 a 1,8 VDC, ele apresenta uma polaridade sendo que o terminal positivo (+) e chamado de ânodo e o terminal negativo (-) cátodo, caso ele não acenda inverta o conector ligado na placa motherboard ou veja se ele está ligado no local correto.

0 comentários:

Patrick Gomes. PSG Technology.SG Informática.Webmaster.Designer from Web. Tecnologia do Blogger.