A Polícia Federal (PF) vai abrir um inquérito para apurar os ataques cometidos contra os sites da Presidência e do governo federal no domingo. O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) começou a enviar documentos com informações sobre os ataques. O objetivo será identificar autores das invasões.
O grupo que assumiu a autoria, Fatal Error Crew, postou uma mensagem no microblog Twitter que dizia "site da Presidência sofre ataque de negação de serviço desde o inicio da madrugada". Mais tarde, um novo post dizia "depois de tirarmos do ar o site da Presidência. Agora é a vez do www.brasil.gov.br ddos on!".
O Serpro conseguiu resolver o problema ainda no domingo e afirmou que medidas de segurança para evitar novos ataques já foram tomadas. O grupo, que não comentou as motivações das ofensivas, afirmou no Twitter que empregou uma negação de serviço, chamada DDOS, para impedir o acesso aos sites. Segundo a assessoria da Presidência, os ataques de navegação consistem em uma programação de acessos simultâneos às páginas milhares de vezes, sobrecarregando o serviço.