Music Home

Pesquisar

Entenda o que é onboard e saiba se você precisa de uma placa-mãe neste formato.

Você já deve ter percebido que um computador é composto de inúmeras peças e que todas devem estar corretamente interligadas para que ele funcione perfeitamente. Se você já teve a oportunidade de ver um computador “por dentro”, deve ter ficado impressionado com a quantidade de encaixes, microchips, fios, peças e placas presentes dentro da máquina. Além do processador, cooler e outros componentes, uma peça indispensável em qualquer PC é a Placa-Mãe, afinal mãe é realmente indispensável.
A grande família
Ela é a principal placa do computador e nela todos os dispositivos são conectados, por isso ela é chamada de Mãe, pois todos precisam ficar perto dela. Há basicamente dois tipos de placa-mãe disponíveis no mercado: as com componentes offboard e onboard. Como este artigo visa explicar o que é onboard, vamos nos ater mais a ela, pois há um artigo, aqui no Baixaki, que fala justamente o que é offboard.
Onboard significa “na placa”, portanto quando você ouve falar que um computador é onboard, significa que sua placa-mãe contém um ou mais dispositivos integrados. Estes dispositivos integrados podem ser as placas de som, de vídeo, rede, modem ou outras. Estes dispositivos ficam embutidos na placa-mãe, ou seja, compõem uma placa só, mas com tudo o que o seu computador precisa para funcionar corretamente.

Placa-mãe

Onboard?
Não entendeu? Então, pense em um carro. É possível comprar sem problemas um jogo de rodas, pneus, bancos, motor e lanternas. Você pode montar um carro comprando peças separadas, ao invés de comprar um carro pronto. A placa onboard seria o carro pronto, pois o jogo de rodas, pneus, bancos, motor e lanternas já saíram da fábrica, reunidos em uma coisa só. Mas, nada impede que você compre uma placa-mãe com componentes onboard e conecte mais dispositivos nela. Assim como em um carro, você pode colocar luzes neon ou um rádio sem maiores problemas.
Baratinhas
As placas-mãe com componentes onboard vêm ganhando espaço no mercado devido ao seu baixo custo em relação às offboards, pois estas, precisam ser compradas à parte e conectadas na placa-mãe.  Apesar de reduzir o preço final do computador, as placas com componentes onboard acabam perdendo desempenho em relação às offboard. Isso se dá ao fato de que o processador precisa realizar tarefas que deveriam ser realizadas pelas placas específicas, ou seja, o processador precisa fazer o trabalho da placa de vídeo ou modem, por exemplo.
Para o que você usa seu computador?

No que você usa seu PC?

Se você usa o seu computador para realizar tarefas mais simples, como: editar textos ou ouvir música, utilizar uma placa-mãe com componentes onboard é mais interessante, pois a quantidade de processamento exigida do seu computador é pequena e o preço é menor. Desta forma, você não será muito prejudicado pela perda de processamento que ocorre na onboard. Se você usa seu computador para jogos pesados, edição de vídeos ou você quer o máximo desempenho da sua máquina, é mais interessante ter uma placa-mãe offboard, pois com este tipo de dispositivo seu computador utiliza cada componente na sua capacidade máxima.
Vale salientar que apesar de todos os componentes serem embutidos na placa-mãe, cada um funciona separadamente, ou seja, se a placa de rede estragar, por exemplo, não significa que toda a placa-mãe é danificada. Cada componente funciona como se fossem partes da placa, portanto se algum deles deixa de funcionar, basta desabilitar o componente estragado através do Setup da placa danificada.
Quando um componente é desabilitado, a energia não é mais transmitida para ele, desta maneira ele não faz mais parte do funcionamento da placa, mas continua lá. Para você entender a lógica, pense em um uma partida de futebol aos 45 minutos do segundo tempo.
Os jogadores já estão exaustos e um deles não consegue mais jogar porque está com câimbras. Você não pode substituí-lo, mas mesmo que ele não participe mais da partida, ele ficará presente no campo. Isso acontece com alguma placa onboard que deixou de funcionar, ela não participa mais das funções, mas continua ali.

Chega de gato por lebre!

Não compre gato por lebre

Antes de comprar seu computador, avalie como você vai utilizá-lo, depois disso, procure assistência de profissionais para você não acabar comprando uma placa-irmão-mais-novo, placa-sogra ou placa-cunhado no lugar da placa-mãe.

0 comentários:

Patrick Gomes. PSG Technology.SG Informática.Webmaster.Designer from Web. Tecnologia do Blogger.