Devido a restrições do governo chinês em relação ao WordPress.com, Microsoft teve que se juntar a provedor local de blogs para conduzir o fim do Windows Live Spaces
Foto: Geek
Não faz muito tempo que a Microsoft anunciou que, em breve, o Windows Live Spaces será descontinuado. Os órfãos do sistema de blogs têm, como opção, migrar seus endereços, posts e comentários para o WordPress.com, serviço da Automattic que é dos mais populares do mundo.
Mas não na China.
Por lá, o governo bloqueia o domínio "wordpress.com", a exemplo do que faz com outros serviços e sites populares no resto do globo. O Grande Firewall da China não perdoa.
Essas restrições fazem com que os 420 milhões de usuários de Internet chineses recorram a alternativas locais. O maior site de busca da China? Baidu. O programa de bate-papo mais popular? QQ. O serviço de blogs e microblogs que manda por lá? Sina Blog. Twitter? Tente Sina Microblog.
Anunciada semana passada, a Microsoft fechou uma parceria local com a SINA Corporation na qual, dentre outras coisas, permitirá a migração de blogs criados no Windows Live Spaces para o Sina Blog. A parceria vai além, e integrará o portal de entretenimento do grupo, um dos maiores do país, aos serviços Windows Live via Messenger Connect, englobará as atualizações nos serviços da empresa ao HUB Social do Messenger e chegará até ao portal MSN chinês, onde notícias do Sina.com aparecerão.
Esse tipo de parceria localizada não é muito comum por parte da Microsoft, mas justifica-se porque a China, embora tenha um potencial gigantesco, também não é um mercado muito comum. A interferência do governo e os hábitos dos habitantes em relação à Internet formam um cenário completamente diverso de qualquer outro país. É quase uma internet à parte.