Anunciado como notebook, o PC do Google concorre com netbooks por causa do foco em internet e portabilidade, dizem analistas
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O Chrome PC, do Google, pode ter baixa demanda na China devido às tensões entre Pequim e o site de buscas, além da lenta queda nas vendas de netbooks no país, segundo maior mercado de PCs do mundo.
O objetivo dos notebooks do Google é promover a chamada "computação em nuvem", em que se usa aplicativos online ao invés de softwares instalados no PC. A expectativa da companhia é de que as vendas comecem em meados do ano que vem.
Mas o foco em cloud computing e a disputa do Google com Pequim no começo do ano sobre censura e ataques de hackers podem dificultar as chances do sistema operacional atingir os mesmo níveis de sucesso que o sistema de aparelhos móveis da companhia, o Android, na China.
Analistas esperam que o sistema operacional móvel Android se torne o mais usado em smartphones na China. ZTE e Lenovo e as operadoras de celular chinesas já lançaram e venderam milhares de smartphones Android no mercado chinês. Mas analistas não veem sucesso semelhante para o Chrome PC.
"O Chrome pode ser uma tecnologia tão forte quanto o Android, mas do ponto de vista do comportamento do usuário, a adoção de netbooks está perdendo força", disse o analista da IDC, Feliz Liu.
Netbooks são versões menores e mais baratas de notebooks, mais portáteis e usados principalmente para navegar na internet. Embora os computadores do Google não sejam anunciados como netbooks, competem com a categoria dado seu foco na internet e na portabilidade.