
Na batalha contra o cibercrime, o que mais vale é a persistência. O usuário precisa saber que a segurança é quase uma perseguição de gato e rato, com o hacker correndo atrás das informações e o internauta se esquivando e buscando bloquear sua ação.
Para retomar alguns pontos importantes, vamos lembrar quais soluções são essenciais para garantir uma navegação segura, assim como o bom funcionamento da sua máquina.
Limpeza e proteção começam no sistema operacional. Ele precisa ser atualizado com freqüência. Para quem usa o Windows, uma dica é entrar no Painel de Controle – Central de Segurança. Lá é possível configurar diversas opções de segurança, inclusive programar a atualização automática do sistema operacional, do firewall e do antivírus.
Nessa mesma tela, o usuário também pode clicar em Opções da Internet para definir os níveis de proteção que deseja ativar no seu navegador e excluir os cookies e o histórico de acesso à Internet.
Feito isso, é hora de olhar para seu programa de proteção, atualizá-lo e fazer uma varredura na máquina para verificar possíveis pragas em seu PC. A tarefa leva alguns minutos. Se alguma ameaça for detectada, você providencia a limpeza.
Outro item que não pode faltar na lista de tarefas de segurança é o backup periódico. Você preserva seus dados e evita que algum problema na máquina, inclusive de hardware, leve à perda de informações importantes. Ao fazer desses processos uma rotina, o usuário aumenta significativamente o nível de segurança e pode desfrutar das vantagens do mundo digital com mais tranquilidade.
Até a próxima ordem unida!
Para ser um recruta do nosso esquadrão, mande um comentário a este post com sua dúvida ou pedido de dica de segurança na internet. As melhores perguntas serão respondidas neste espaço e a partir dos comentários poderemos abordar outros temas.