Music Home

Pesquisar


Uma das principais dúvidas que tenho recebido via e-mail e por meio dos comentários no Blog é sobre como descobrir se uma máquina está infectada por um malware.
Quando abrimos ou executamos um programa infectado, nem sempre é possível saber que o sistema foi contaminado. É claro que, se estamos usando um antivírus atualizado e capaz de detectar determinado malware, vai aparecer uma mensagem avisando do perigo. Porém, nem sempre o programa de proteção consegue detectar a ameaça e a máquina pode se afetada.
Um dos sintomas mais comuns em um PC infectado é a lentidão do computador. O micro também pode “travar” e/ou parar de responder aos seus comandos. Em alguns casos, a máquina desliga ou reinicia automaticamente. Determinados malwares atacam os arquivos de inicialização do sistema operacional, impedindo a partida da máquina (BOOT).
Todos estes sintomas são sinais típicos de um computador contaminado — embora possam também ser provocados por problemas de equipamento (hardware), ou software, não relacionados com malwares. Assim, antes de sair procurando malwares na máquina, vale a pena fazer um teste no hardware. Uma dica interessante é restaurar o sistema usando uma “imagem” (backup) que esteja livre de vírus e verificar se os problemas persistem. Se isto acontecer, o problema está no hardware e será preciso ajuda de um técnico. Por isso o nosso tutorial sobre backup e criação de imagens é tão importante.
Outro sintoma bastante comum é o envio de mensagens contendo vírus/malwares aos seus contatos. Isto pode significar que o vírus utilizou o seu computador para tentar se propagar. É bom lembrar que, mesmo nesses casos, o PC pode estar livre de pragas. É que alguns vírus têm a capacidade de forjar endereços de correio eletrônico.
Mais alguns sintomas:
- aparecem arquivos ocultos em pendrives etc.
- janelas do Internet Explorer abrindo sozinhas.
- sites desconhecidos aparecem quando se quer fazer uma busca.
- o navegador muda a página inicial sozinho.
- programas antimalware deixam de funcionar.
- o Windows está mais lento do que de costume
Na próxima ordem unida, falaremos um pouco mais sobre o assunto.
Para ser um recruta do nosso esquadrão, mande um comentário a este post com sua dúvida ou pedido de dica de segurança na internet. As melhores perguntas serão respondidas neste espaço e a partir dos comentários poderemos abordar outros temas.

0 comentários:

Patrick Gomes. PSG Technology.SG Informática.Webmaster.Designer from Web. Tecnologia do Blogger.