Music Home

Pesquisar


Uma das grandes ameaças cibernéticas, que permitem fraudes e roubos em grande escala, é a criação das botnets. Também conhecidas como redes zumbis, as botnets são redes de computadores infectados, que podem ser controladas pelos criminosos remotamente. Com isso, o cracker consegue realizar diversas ações, inclusive infectar outros computadores e enviar spams usando esses PCs, sem que o usuário saiba.
Estes equipamentos também são usados para hospedagem de arquivos para web sites ilegais (pornografia, pedofilia, warez, cracks, phishing sites, etc.), distribuição e instalação de malware novo e abuso de publicidade online.
Essas redes de criminoso são realmente gigantes: em julho deste ano, a empresa de segurança AVG descobriu uma rede zumbi composta por 1,2 milhão de máquinas.
Na primeira semana de agosto, uma rede Botnet com 100 mil computadores foi desativada pela Trustter. No caso, o malware Zeus era usado para roubar dados pessoais, senhas de acesso a bancos online e números de cartão de crédito e débito de usuários do Reino Unido.
Mas o problema não está distante dos brasileiros. De acordo com um estudo da empresa de segurança Commtouch, que avaliou dados do segundo trimestre deste ano, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de maiores produtores de redes zumbi, ficando atrás apenas da Índia.
Isso indica que precisamos ter ainda mais cuidado para não se tornar integrante de uma botnet. A melhor forma ficar longe das redes zumbis é proteger seu micro, já que os criminosos se aproveitam das vulnerabilidades do PC para infectá-lo, muitas vezes, por meio da internet.
Nessa hora, valem todas as instruções anteriores de usar um programa de proteção com ferramentas como antivírus, antispyware e firewall. Mantenha seus sistemas sempre atualizados e tome muito cuidado com sites e e-mails que você acessa. Vale checar as dicas para manter seu PC seguro.
Até a próxima ordem unida quando mostraremos como descobrir se seu computador é um zumbi.
Para ser um recruta do nosso esquadrão, mande um comentário a este post com sua dúvida ou pedido de dica de segurança na internet. As melhores perguntas serão respondidas neste espaço e a partir dos comentários poderemos abordar outros temas.

0 comentários:

Patrick Gomes. PSG Technology.SG Informática.Webmaster.Designer from Web. Tecnologia do Blogger.