Music Home

Pesquisar


Agora que a maioria dos arquivos está armazenada na partição de dados, vamos começar o backup criando uma “imagem” da partição de sistema. Uma “imagem” é um backup total da partição de sistema, com uma grande vantagem: a restauração dessa cópia de segurança é muito simples e rápida.
Normalmente a restauração de um backup total é demorada e necessitamos ter o programa de restauração instalado em uma partição com sistema operacional. Os programas usados para criar “imagens” de partições geram um CD ou DVD de recuperação da imagem, assim, basta dar “BOOT” por esse CD/DVD para acessar o programa de restauração de imagem e restaurar a mesma.
O programa para criação de “imagem” que utilizaremos será o MACRIUM REFLECT. Assim como o EASEUS Partition Manager Home, a instalação é muito simples (Next>Next>Finish). Quando for executado pela primeira vez, o Reflect vai se conectar via internet com o site do fabricante para obter uma licença gratuita de uso, como mostra a tela a seguir:

Se tudo estiver OK, o programa terminará sua instalação e apresentará uma tela semelhante a seguinte:

Clicando no primeiro botão da barra de ferramentas do programa (Create a backup image…) se inicia um assistente para criação de imagens.

Clicando Next, escolhemos qual a partição da qual desejamos criar a imagem. Notem que podemos criar uma imagem de todo o HD (todas as partições de um HD) ou apenas de algumas partições. No nosso caso, escolhemos apenas a partição de sistema (C:)

Agora é só selecionar o local para armazenar a imagem. O programa oferece três opções:
- Pasta no HD (Local Hard Disk)
- Rede (Network)
- Gravador de CD/DVD (CD/DVD Burner)
Como temos uma partição disponível no nosso HD, escolhemos a primeira opção. Mas poderíamos colocar em um computador da rede ou ainda gravar DVDs ou CDs com a imagem.

Escolhemos a partição de dados para armazenar a imagem (E:)

O processo de criação da imagem está prestes a começar. Se quisermos ainda podemos modificar algumas opções clicando no botão “Advanced”.

Clicando no botão “Finish” ainda aparece uma tela onde podemos dar um nome para o backup ou criar um arquivo (XML) com todas as opções escolhidas para este backup. Finalmente a criação da imagem se inicia:

Neste exemplo, o arquivo de imagem ficou com 6 GB (a partição estava com, aproximadamente, 9 GB ocupados)

Para ser um recruta do nosso esquadrão, mande um comentário a este post com sua dúvida ou pedido de dica de segurança na internet. As melhores perguntas serão respondidas neste espaço e a partir dos comentários poderemos abordar outros temas. Até a próxima ordem unida!

0 comentários:

Patrick Gomes. PSG Technology.SG Informática.Webmaster.Designer from Web. Tecnologia do Blogger.